Pages

terça-feira, 15 de maio de 2012

Editando Vídeos No Photoshop CS6

APRESENTAÇÃO

Desde que eu comecei a trabalhar com edição não-linear imaginei que a integração entre imagem gráfica e vídeo um dia iria se tornar cada vez mais próxima. O tempo passou, as tecnologias evoluíram, a informática barateou, a integração foi se tornando mais simples, os cursos e tutoriais online ficaram populares e gratuitos, entre outras facilidades tecnológicas. Isso fez os fabricantes de hardware e softwares repensarem seus conceitos. Então disseram: “Que tal uma parceria com Fulado? Que tal uma integração com Beltrano? Que tal tornar isso mais fácil e automático? Que tal baratear os custos para aumentar os lucros e a quantidade de profissionais que usam nossos produtos?”. Com certeza essas interrogações rondaram pelas salas das grandes empresas produtoras de componentes para o ramo audiovisual, gráfico, web, etc. Daí as oportunidades surgiram, apareceram centros de treinamentos, muitos gratuitos, entre outras formas de divulgação. E, seguindo esse gancho, a Adobe, sempre pioneira, desenvolveu uma linha enorme de produtos focados na nova linha de mercado e de profissionais. Foi aí que surgiu a integração entre a imagem e o vídeo, de forma simples e com qualidade, através da recente suíte CS6.

Finalmente o Photoshop CS6 surgiu para integrar fotógrafos que começaram a trabalhar timidamente com linguagem cinematográfica através das câmeras DSLR que filmam, fato que começou em 2008 após o lançamento da Canon 5D Mark II, e dos produtores de vídeo e cinema que encontraram no novo programa da Adobe uma alternativa mais barata, fácil e de muita qualidade para trabalhos menores que tenham sido gravados com as DSLR.

A timidez ficou de lado e hoje os profissionais do ramo de vídeo e foto começam a falar quase a mesma língua. Mas com cada um respeitando a sua profissão e limitações técnicas.

Por isso decidi produzir este tutorial para mostrar o quanto a integração entre foto-vídeo-gráficos ficou melhor e mais simples com o Photoshop CS6.

Confiram abaixo!

EDITANDO VÍDEOS NO PHOTOSHOP CS6

Neste tutorial simples eu mostro como editar vídeos usando o Photoshop CS6. Aqui eu trabalhei com a versão Beta, que era a que eu tinha em mãos antes do lançamento da versão final.

Os vídeos foram gravados com a Canon 60D em Full HD 1920x1080 pixels.

Usando a ferramenta de seleção você pode cortar as cenas, marcando os pontos de entrada e saída diretamente no Timeline ao mesmo tempo em que visualiza o corte em um preview, que abre durante esse processo. Isso facilita muito! Também não percebi perda do desempenho da máquina. Tendo em vista que fiz o teste em um notebook Dual Core 2.30 com Windows 7 Starter e 2 giga de memória Ram.

Browser visualizando os vídeos a serem importados.

Para adicionar uma mídia (vídeo) use o ícone correspondente que representa um filme e clique em Add Media. Após isso eles aparecerão do lado direito na janela de camadas (layers).

Ajustando os pontos de corte com vídeos na Timeline. Nesse processo os vídeos se ajustam automaticamente. Para definir esses pontos de corte você deve usar a ferramenta de seleção do Photoshop, conforme a foto acima.

Clicando com o botão direito sobre o vídeo abre-se a janela acima. Ela te dará a opção de duração do clipe e da velocidade. Alterando a velocidade para mais de 100 você terá um speed motion (câmera rápida). Diminuindo o tempo você terá um slow motion (câmera lenta) e, finalmente, usando números negativos você terá o reverso da imagem (rew motion).

Clicando no ícone do áudio você tem as opções de controlar o volume e aplicar efeitos de fade in e fade out. Um detalhe importante é que todos estes efeitos podem ser controlados no Timeline através de keyframes.

Mais uma vez adicionando mídias. Neste caso um áudio.

Clicando no ícone Transitions abre-se a janela de transições que possui alguns efeitos indispensáveis em qualquer edição. Você também pode determinar o tempo de cada efeito alterando a janela Duration.

Aqui eu estou aplicando motions no texto. Para isso, clique sobre seu caractere com o botão direito para abrir a janela acima.

Personalize seu efeito alterando o tempo.

Adicionando áudio mais uma vez.

Clicando na setinha Video Group você terá acesso às configurações dos vídeos e áudios, que poderão ser controlados através de keyframes. É possível aplicar um motion no vídeo ou fotos e personalizá-lo. O limite sempre será sua criatividade. Por isso sempre digo que essa é uma das partes mais importantes da edição, e que irá melhorar diretamente o acabamento de seus vídeos. Estude com calma.

Para dar saída a seu vídeo, clique em File / Export / Render Video.

Escolha o formato de saída, tamanho do vídeo, qualidade, frame rate, entre outras coisas e defina o diretório que irá salvar seu filme. Em seguida clique em Render. É possível também escolher qual parte do vídeo você pretende exportar. Para isso vá até a janela Range e selecione em Start Frame o frame inicial e final do trecho que lhe interessa. Se quiser exportar o vídeo inteiro deixe selecionada a opção All Frames.

Agora seu vídeo será renderizado e salvo no HD. Depois é só compartilhar o filme com os amigos ou até mostrar para seus clientes, seu chefe, ou fazer uma apresentação simples para publicação no YouTube, por exemplo.

Espero que este tutorial tenha sido útil para você!

Boa sorte e bons estudos!

19 comentários:

  1. Olá, eu baixei o Photoshop CS6, coloquei o serial e craqueei! Mais a seguinte mensagem quando eu escolho o video para editar:"Não foi possível completar o seu pedido porque este não é o tipo de documento correto" O que eu faço?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Administrador!
    Isso não aconteceu comigo. Lembro também que a versão que usei neste tutorial foi a beta, anterior ao lançamento oficial. Mesmo assim é importante que você veja na janela de importação os codecs reconhecidos por ele. Se o seu não estiver na lista, converta-os para MP4 ou Mov (caso tenha filmado em Full HD). Se sua máquina for mais antiga, converta seus vídeos para DV ou MPEG II (DVD). Lembrando que o Photoshop não pede para configurar o tipo de arquivo que irá para a Timeline. Diferente do Premiere Pro que abre uma janela para a configuração do projeto na hora da criação. O PS6 simplesmente aceita os arquivos que ficam distribuídos como camadas. Me diga se deu certo, ok? Um abraço e obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. no meu também deu isso, não consegui com arquivos mp4 nem mesmo arquivo .mov

    ResponderExcluir
  4. Realmente isso é muito estranho!
    Vocês já tentaram editar em outros formatos? DVix, AVI, MPEG? É possível que o pacote de codecs do computador esteja desatualizado.
    Tentem usar a versão mais atual do K-Lite Codec e vejam se influencia em algo.
    É interessante vocês mencionarem também o hardware que estão usando (placas de vídeo, processador, etc.) Assim poderemos tirar outras conclusões.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. o photoshop cs6 extendent n abri pq

    ResponderExcluir
  6. tipo o meu PS6 nao nao aparece as LAYER divididas sempre aparece juntas e tbm o meu nao tem o 3D
    alguem pode tirar essa duvida ?

    ResponderExcluir
  7. Bily Cleber, as Layers ou Camadas aparecem juntas da mesma forma que um projeto gráfico, pois você está usando a estrutura do Photoshop. Muito diferente do Premiere ou outro programa de Edição de vídeo. Porém, isso não impede a inclusão de camadas. Imagine que a janela Layers é a janela Bins do Premiere. Nela ficam os atalhos dos vídeos fotos e textos. As camadas na Timeline pode ser incluída diretamente com o recurso Add Media ou clicando no + respectivo à camada de áudio ou vídeo.
    Quanto ao 3D não tenho como explicar, pois não é o tema deste tutorial. Mas, assim que possível, publicarei algo a respeito.
    Em resumo, a edição de vídeo no Photoshop é voltada para trabalhos rápidos e pequenos, porém com muita qualidade final. Uma das vantagens é que tudo acontece em tempo-real. A renderização só é feita na finalização. Portanto aproveite bem as limitações e também as vantagens da edição de vídeo no Photoshop.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Nos do Mais Word blog que visa compartilhar arquivos, tutoriais e filmes desejamos compartilhar nossos artigos e vídeos tutoriais
    com vocês e desejamos compartilhar os seus em nosso blog e claro deixando os devidos creditos.

    Peço que veja nossa pagina e se interresarem nos responda.
    http://www.maisword.com/

    Desde já eu agradeço.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Erico Junior de Morais!
    Desculpe a demora pela resposta!
    Você pode compartilhar meus tutoriais no seu blog e deixar o crédito "TUTORIAIS E VIDEOAULAS - Compartilhando Conhecimento / Fernando Magaldi". Isso irá me ajudar muito.
    Obrigado pela oportunidade!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pela dica, André Veríssimo!
    Espero que ela seja útil para todos os interessados em editar vídeos no Photoshop CS6, que, na minha opinião, se mostrou uma ferramenta muito eficiente para trabalhos de alta qualidade e projetos pequenos.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Instalei o QuickTime, converti o vídeo para vários formatos diferentes e o erro persistiu!

    ResponderExcluir
  12. Interessante... mas, uma dúvida: por que editar no photoshop, se existe o premiere?

    ResponderExcluir
  13. Mateus Hetfield, muitas pessoas tiveram o mesmo problema que você.
    Relembro que eu fiz este tutorial usando a versão Beta.
    Mesmo assim, confira se sua máquina está com outros codecs que possam dar conflito no Photoshop. Talvez, também, outros programas que interferem no reconhecimento do codec pelo Photoshop.
    Se possível, formate sua máquina e instale apenas o Photoshop CS6, o KLitle Codec e o Quick Time. Se não der certo, o problema pode ser outro. Mas é preciso tentar para tirar todas as dúvidas.
    Me dê notícias se deu certo, pois há pessoas que conseguiram. Basta ler as postagens anteriores.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Angel Art Writer, a possibilidade de editar vídeos no Photoshop é para poder trabalhar com projetos pequenos e, também, aplicar os mesmos filtros que são usados em fotos nos seus vídeos. Algo como ter um programa de correção de cor avançado. E tudo no mesmo software. Acredito que os recursos do Photoshop podem te beneficiar em alguns trabalhos. Se não quiser editar no PS, você pode exportar o vídeo com as correções e editar no seu editor preferido. Acredito que você ficará muito satisfeito com os resultados.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Olá amigo!
    Tenho o photoshop CC14 e não consigo abrir vídeos nele, sempre dá uma mensagem de erro dizendo não ser possível atender ao meu pedido porque o photoshop não é compatível com vídeos nesta versão do windows. Tenho o w7 professional 32 bits, não achei solução nenhuma ainda pela net.
    Você sabe o que pode ser, como posso resolver?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Estou com o mesmo problema que a Letícia Valente, utilizo o Adobe Photoshop CC e quando tento importar algum vídeo aparece a mesma mensagem. Gostaria de saber se você poderia me ajudar a solucionar este problema.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Letícia Valente e Luana Santos!

    Há algumas configurações necessárias para que tudo funcione corretamente no Photoshop CC 14.
    Leia abaixo os requisitos mínimos:

    -Compatível com XP/Vista/7/8

    Configuração Mínima
    1GB de memória RAM.
    1GB de espaço no HD.
    Placa de vídeo com suporte a Shader Model 3.0 and OpenGL 2.0. Resolução 1024x768
    Conexão com Internet para serviços online.
    Requer QuickTime Ouro No ranking semanal instalado.

    Se seu computador estiver fora das configurações citada acima, pode ser o motivo para que os vídeos não rodem ou não abram no PS.

    Notem acima que é necessário possuir uma placa de vídeo com suporte a Shader Model 3.0 e OpenGL 2.0. Além disso, você precisa estar conectada à internet para alguns serviços e ter o QuickTime Ouro instalado, que é o responsável para rodas os vídeos.

    Analisem com calma e confiram se suas máquinas possuem essas configurações mínimas. Havendo solução, comuniquem aqui no blog para que outros usuários também possam tirar as mesmas dúvidas que vocês, ok?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  18. ola minha placa de video não tem o OpenGl 2.0 mais ela tem o DirectX11 e a resolução é de 1024x768 será que dar certo ou não ou precisa do OpenGl 2.0?

    ResponderExcluir

DIREITOS AUTORAIS DESTE BLOG

Licença Creative Commons
CONSULTORIA E TUTORIAIS - Compartilhando Conhecimento de Fernando Magaldi está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://consultoriaetutoriais.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em fermagaldi2@gmail.com.
 

Seguidores

Blog Archive

Meu Perfil

Minha foto
Sou Videomaker Profissional e gosto de compartilhar meus trabalhos e projetos. Por isso, se você está lendo este perfil significa que se identificou com o que tenho a oferecer. Obrigado pela confiança!