Pages

terça-feira, 27 de maio de 2014

Vídeos Infantis - Um Ótimo Mercado

Com um mercado cada dia mais crescente, as filmagens infantis se tornaram um nicho audiovisual lucrativo e promissor, principalmente para quem está começando agora.


Bem no início, as filmagens usavam o sistema VHS na maioria das produções. Era um formato de baixa qualidade e caro. Então, com a evolução da informática e dos formatos de vídeo, tudo ficou melhor e mais barato.

Você pode começar comprando filmadoras Mini-DV, que usam fitas, ou Full HD, que gravam em cartões de memória. Em qualquer um dos formatos é possível fazer vídeos de qualidade, mas tudo dependerá de sua criatividade. Depois é hora de montar uma ilha de edição, que pode ser um PC ou Notebook. Definida a configuração, é hora de escolher um programa para editar seus vídeos.

MovieMaker, o editor de vídeos do Windows

Pinnacle Studio, editor de vídeos amador avançado

Os programas mais comuns, recomendados para iniciantes, são o MovieMaker, que já vem com o Windows XP ou superior e o Pinnacle Studio, que é pago e possui ótimos recursos, muito mais profissionais. Um deles é o Chroma Key, onde você pode trocar um fundo de cor neutra, que pode ser verde ou azul, por outra imagem. Recurso muito usado em jornalismo.

Para começar, eu recomendo que você trabalhe com filmagem de aniversários infantis, que podem ser realizadas na casa da criança, numa Buffeteria ou na escola. Com uma boa conversa, feita previamente com seu cliente, você saberá detalhes como: nome do aniversariante; idade do aniversariante; dia, hora e local da festa; o tipo de música que a criança gosta de ouvir, entre outras coisas. Tudo isso será importante quando você for editar, pois adiantará seu trabalho e dará a você ótimas idéias.

Um vídeo para telão de retrospectiva é outro nicho de mercado muito explorado e lucrativo. Geralmente ele é feito usando-se fotos caseiras, ou de estúdio e cenas de ultra-som aliadas à animações gráficas. Se você cobrar um pouco mais, é possível fazer uma filmagem da criança na casa dela ou em um estúdio com fundo branco. As imagens na casa da criança podem ter momentos descontraídos e emocionantes que os pais não querem esquecer e que o aniversariante adorará assistir após chegar na fase adolescente e até na adulta, pois são momentos que nunca voltarão. Em relação ao fundo branco, é um recurso onde você pode filmar a criança com a lente mais aberta e enquadrando-a lateralmente, nunca no centro do vídeo. Com isso será possível inserir gráficos e caracteres (textos) para ilustrar o seu vídeo, valorizando o resultado final.

Formaturas infantis é outro mercado que eu gosto muito de produzir. Geralmente filmo a salinha com todas as crianças da turma, simulando uma aula com a professora presente, e gravo o rostinho de cada uma, sempre atento aos sorrisos e detalhes insubstituíveis, de acordo com a personalidade delas e respeitando seus limites. Em outro dia, marcado previamente, gravo o teatrinho (se houver) e a entrega dos diplominhas. Porém, tudo depende do cronograma de cada escola. Por isso eu recomendo que você faça uma reunião com o coordenador da escola ou com a responsável pela comissão de formatura da salinha. Isso o ajudará a se organizar e manterá seu trabalho e sua empresa num nível mais profissional e respeitável.

Lembre-se: Ouça mais e fale menos. Afinal, é muito importante que você conheça seu cliente para depois oferecer seu trabalho, pois nem tudo o que você produz pode ser oferecido “de cara”. Guarde sempre algumas “cartas na manga” e aprenda que, assim, você estará sempre reconquistando seu cliente a cada novo trabalho.


Leia Também:

4 Dicas Indispensáveis Para Criar VideoAulas Para Empresas Usando Sua Filmadora Caseira
Como Filmar Vídeos Sociais e Corporativos, Sem Stress

0 comentários:

Postar um comentário

DIREITOS AUTORAIS DESTE BLOG

Licença Creative Commons
CONSULTORIA E TUTORIAIS - Compartilhando Conhecimento de Fernando Magaldi está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://consultoriaetutoriais.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em fermagaldi2@gmail.com.
 

Seguidores

Blog Archive

Meu Perfil

Minha foto
Sou Videomaker Profissional e gosto de compartilhar meus trabalhos e projetos. Por isso, se você está lendo este perfil significa que se identificou com o que tenho a oferecer. Obrigado pela confiança!